top of page
Buscar

Agroecologia e agricultura orgânica no Brasil: enfoques, potencialidades e desafios

  • Foto do escritor: feiraagroecologica5
    feiraagroecologica5
  • 13 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

A agroecologia é uma abordagem ampla que pode ter seus princípios incorporados por diversos tipos de produções alimentícias, inclusive pela agricultura orgânica. Nesse sentido, a agricultura orgânica se concentra principalmente na produção de alimentos sem o uso de insumos químicos sintéticos, enquanto a agroecologia transcende os aspectos produtivos e abrange também âmbitos sociais, econômicos e políticos. A união entre as duas, traz consigo uma série de benefícios, sejam eles para a saúde humana: ingestão de alimentos isentos de agrotóxicos e melhoria na qualidade de vida; sejam eles ambientais: conservação dos recursos naturais, equilíbrio dos ecossistemas e manejo sustentável do solo; ou ainda para os próprios produtores agrícolas: permanência das famílias no campo, valorização dos saberes locais e independência dos pequenos agricultores.


Entretanto, mesmo após muitos entenderem a necessidade de sistemas sustentáveis como a agroecologia e agricultura orgânica, ainda existem vários desafios a serem enfrentados na expansão desses sistemas no Brasil, como os obstáculos regulatórios (normas e regulações convencionais, certificação orgânica, leis de sementes e propriedade intelectual e políticas agrícolas desatualizadas), as limitações impostas pelo mercado (acesso limitado à terras, desafios de escala, falta de infraestrutura adequada, preços mais elevados e concorrência com a agricultura convencional) e a falta de suporte aos agricultores. Nessa perspectiva, devemos entender o papel das escolas e universidades na promoção dessas ciências, abordando-as na educação e formação dos discentes e incentivando a pesquisa, experimentação e inovação nessa área.


Além disso, é importante ressaltar que a agroecologia e agricultura orgânica estão cada vez mais fortes no Brasil, visto que há um crescimento de apoio e reconhecimento político e de demanda por produtos naturais. Sendo assim, apesar dos obstáculos a serem ultrapassados, há uma boa perspectiva para o futuro da agroecologia e agricultura orgânica no Brasil.


Autores: Maria Anthônia Menezes, Alan Marques e Vinicius Araújo

 
 
 

Comments


(71) 3283-7072

  • instagram
  • generic-social-link

©2019 por Feirinha Agroecológica da UFBA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page