top of page
Buscar
Foto do escritorfeiraagroecologica5

Agroecologia urbana: você sabe o que é?

Com a junção da agroecologia e o modo de produção sustentável, a agricultura urbana aparece nas cidades com o intuito de criar espaços de cidadania através da sustentabilidade e da produção de alimentos livres de agrotóxicos. A agroecologia urbana tem o forte princípio de resgatar as relações do mundo rural com o urbano, mostrando como é possível ter acesso a um alimento limpo perto de casa. Uma das maiores características da agroecologia urbana é a transformação de áreas degradadas em espaços de cidadania que geram renda e promovem a sustentabilidade. Dessa forma, quintais, terrenos, varandas de casas, entre outros locais, passaram a ser espaços de produção de alimentos, melhorando a qualidade da alimentação, sendo irrefutável sua contribuição como forma de promoção da saúde.

Outro ponto relevante é a questão da socialização, pois com as fases de plantio as pessoas cuidam dos locais, trocam mudas e conhecimentos, e assim consequentemente resgatam laços de sociabilidade perdidos no meio urbano. Portanto, com o passar do tempo a agroecologia urbana vem sendo apontada como uma via de geração de impactos positivos relacionados a qualidade de vida e saúde, como no tratamento e prevenção da depressão e do estresse, na diminuição da ansiedade e melhora da autoestima, sendo implementada em escolas, hospitais, centros comunitários, terrenos baldios e praças, ressaltando a sua importância para a sustentabilidade. Outrossim, é totalmente relevante abordar que a agroecologia em tempos de desabastecimento nas cidades, funciona como uma via de ajuda, ampliando as relações e tornando-se um fator de transformação social.


REFERÊNCIAS Agricultura de Base Ecológica em Sistemas Urbanos: potencialidades, limitações e experiências. Emprapa, 2005. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPAC2009/30186/1/doc_148.pdf Acesso em: 01, SET 2021. MONTEIRO, Denis. Quintais na Cidade: a experiência de moradores da periferia do Rio de Jeneiro. Agriculturas Verdes, 2004. Disponível em: https://orgprints.org/id/eprint/19941/1/Monteiro_quintais.pdf. Acesso em 01, SET 2021 Solidariedade e Agroecologia: a agricultura na cidade se organiza para enfrentar a fome nas comunidades. AS.PTA,2020. Disponível em: https://aspta.org.br/2020/12/04/solidariedade-eagroecologia-a-agricultura-na-cidade-se-organiza-para-enfrentar-a-fome-nas-comunidades/ Acesso em: 30, AGO 2021.

BRASIL. CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA BAHIA. . Movimento Canteiros Coletivos promove revitalização de espaços públicos degradados. 2012. Disponível em: https://www.cauba.gov.br/movimento-canteiros-coletivos-promove-revitalizacao-de-espacospublicos-degradados/. Acesso em: 01 set. 2021.

POLITIZE. FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE: UMA CONDIÇÃO AO DIREITO DE PROPRIEDADE NO BRASIL. 2019. Disponível em: https://www.politize.com.br/artigo5/funcao-social-da-propriedade/. Acesso em: 31 ago. 2021. SOUZA, Mariana Barbosa de; GUSKE, Ana Claudia. Agricultura urbana: um olhar a partir da agroecologia e da agricultura orgânica. Colóquio: Revista do Desenvolvimento Regional, Taquara, v. 14, n. 1, p. 157-168, jan. 2017. Disponível em: http://seer.faccat.br/index.php/coloquio/article/view/572/444. Acesso em: 01 set. 2021.

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page