O Agronegócio surgiu, inicialmente, com o intuito de acabar com a fome. Em contrapartida, as atitudes ao longo do tempo se distanciaram da finalidade inicial e passaram a ter como objetivo adquirir lucros para as empresas, reforçando o modelo capitalista sem, sequer, ter um olhar para os agricultores que pudessem estar por trás das produções agrícolas. Mais tarde, com o processo de tecnificação, a utilização dos insumos químicos começou a fazer parte das práticas agropecuárias. Em face a isso, os alimentos deixaram de ser produzidos e consumidos com aspectos saudáveis. Diante dessa realidade, surgiu a Agroecologia, com enfoque teórico e metodológico para o desenvolvimento de práticas sustentáveis. Essa ciência ajuda a cultivar os alimentos a partir das próprias características da natureza, não ultrapassando seus limites, muito menos negligenciando suas necessidades. Além desse contexto, a ideia da Agroecologia se expande aos ambientes sociais, políticos, econômicos, educacionais, sendo possível notar a partir da capacidade de interação com os outros aspectos da vida humana. Ademais, dentro da produção de alimentos cabe citar a agricultura sustentável que se alinha com a Agricultura Sintrópica, um sistema agroflorestal caracterizado pela organização, integração, equilíbrio e preservação de energia no ambiente, pois nela é possível produzir em larga escala sem prejudicar o meio ambiente. Para buscar alta produção e reduzir danos socioambientais significativos, dentro do setor do Agronegócio existe um ramo de interesse que fomenta o cuidado ambiental, a responsabilidade social e a governança corporativa, denominado de ESG. Esses critérios devem alinhar-se a práticas industriais para que as empresas consigam produzir em larga escala sem gerar altos danos.
Por: André Luiz de Oliveira Gomes, Gessiane Santos Lopes e Lucas dos Santos Suzart
REFERÊNCIAS:
CAPORAL, Francisco Roberto; COSTABEBER, José Antônio. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. 2004. Disponível em: https://www.fca.unesp.br/Home/Extensao/GrupoTimbo/Agroecologia-Conceitoseprincipios.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.
EMBRAPA; Sustentabilidade na Agricultura 23/11/2020; Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/57539373/artigo---sustentabilidade-na-agricultura. Acesso em: 21/05/2023.
PASINI, Felipe dos Santos. A Agricultura Sintrópica de Ernst Götsch: história, fundamentos e seu nicho no universo da Agricultura Sustentável. Rio de Janeiro, 2017.
SOUZA, M. A. de. A hegemonia ideológica do conceito de agronegócio como modelo de desenvolvimento prioritário para o espaço agrário brasileiro: notas para um debate. In: Revista Geografia em Atos (Geoatos online), v. 03, n. 10, p. 50-72, jan-abr, 2019.
Comments