top of page
Buscar
Foto do escritorfeiraagroecologica5

Alimentação e câncer: tem a ver?

A alimentação é a base da sobrevivência humana, pois ela fornece os nutrientes necessários para a manutenção da saúde. Entretanto, a população está exposta a diversos compostos tóxicos através da dieta, alguns destes com potencial de causar câncer nos humanos. O câncer é uma das principais causas de morte no mundo. Os compostos carcinogênicos, ou seja, compostos que podem causar câncer, podem contaminar os alimentos através da poluição ambiental, ou serem provenientes da atividade de fungos. O consumo de carnes processadas também tem sido associado à ocorrência de câncer devido ao uso do nitrato/nitrito nesses produtos.


Dessa forma, a redução da exposição humana aos compostos provenientes da poluição ambiental pode ser feita através do controle do lançamento de compostos tóxicos ao ambiente e/ou tratamento dos resíduos industriais para evitar a contaminação do ar, solo e água dos rios/mares. Destaca-se a importância de uma maior fiscalização focada na ocorrência destes compostos no ambiente para contribuir na redução da contaminação dos alimentos. Além disso, evitar o consumo de alimentos produzidos próximos de regiões metropolitanas e industrializadas pode também levar à redução da exposição a compostos provenientes da poluição ambiental. É necessário que sejam executadas boas práticas durante o cultivo/colheita/transporte/processamento dos alimentos, além do uso de fungicidas no campo e o controle da umidade no armazenamento.




A alimentação e o câncer possuem uma relação bastante próxima, afinal, a obesidade e o excesso de gordura corporal são fatores que contribuem para o surgimento da doença. Esse acúmulo de gordura provoca alterações hormonais e um constante estado inflamatório, que estimula a proliferação celular e dificulta um processo chamado de apoptose, uma espécie de morte “programada” e controlada das células muito benéfica para o organismo. Deixar vegetais e frutas fora do cardápio também é um grande problema, principalmente porque esses alimentos têm propriedades que ajudam na prevenção contra o câncer. O resultado disso é o aumento das probabilidades de tumor no estômago, esôfago, pâncreas, vesícula, intestinos, rins, mamas, ovários, próstata e fígado. Portanto, comer de forma consciente e saudável é algo que todo ser humano deve colocar em prática para ter uma expectativa de vida mais longa e evitar doenças e condições crônicas. Além disso, é também importante para estimular os agricultores e trabalhadores responsáveis pela produção, distribuição e comercialização desses alimentos.


REFERÊNCIAS

Disponível em: <https://www.h9j.com.br/pt/sobre-nos/blog/cancer-e-alimentacao-uma-relacao-mais-importante-do-que-voce-imagina>. Acesso em: 04 de novembro de 2021.

FELDMAN, Juliane Viero. Exposição a compostos carcinogênicos através da alimentação. Porto Alegre, 2017.

21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page