Extensão Rural!
- feiraagroecologica5
- 1 de dez. de 2019
- 2 min de leitura
Serviço de educação não formal, de caráter continuado dedicado as pessoas da área rural, agricultores produtores com vista a fortalecer a gestão, a produção, ao agro extrativismo na unidade produtiva daquela família ou daquele agricultor.
A extensão rural ela se inicia desde os primórdios da agricultura. A agricultura surge no mundo há 10 mil anos, no período neolítico ou idade da pedra polida e naquela época, a extensão rural era praticada pela transferência do conhecimento do boca a boca, as famílias, os grupos tribais, transferiam esse conhecimento por meio da palavra, da conversa e ela só adquire caráter formal, a partir do século XIX no EUA.
No Brasil a assistência técnica surge na década de 40, no incio com um caráter paternalista, assistencialista do Estado.
A partir da década de 1960 foi implantado, no Brasil, graças a uma ação conjunta e organizada pelo tripé: ensino, pesquisa e extensão. Isto é, universidades, órgãos de pesquisa e de extensão rural foram os responsáveis pela introdução dos pacotes tecnológicos voltados para a utilização intensiva de insumos e máquinas, com o objetivo do aumento da produtividade.

A Extensão Rural no cenário nacional tem como atuação básica a busca da modernização da agricultura e a melhoria do bem estar social da população rural.
A Extensão Rural para cumprir com seus objetivos tem um trabalho árduo a realizar, ou seja, o de transferir ao produtor rural os conhecimentos gerados pela pesquisa.
Fundamentalmente, tem que se preocupar com o pequeno produtor e aí é que começa seu trabalho mais difícil, pois, quase sempre, vai atuar junto ao homem do campo de nível intelectual mais baixo, em que a capacidade empresarial e a disponibilidade de capital são reduzidas.
Para auxiliar na execução desse trabalho de difusão da tecnologia, principalmente, para o pequeno produtor, a sociedade toda deve fazer um esforço adicional, pois para o sucesso do mesmo, a educação básica é fundamental, além da adequação dos fatores da produção, os chamados fatores externos, tais como: estradas, armazéns, preços, políticas de crédito, entre outros.
Quando os métodos da extensão rural forem empregados dentro da realidade local, em outras palavras, na própria propriedade, em razão do nível cultural dos agricultores e levando em conta sua situação social e econômica, indiscutivelmente, que será eficaz e como resultado atingirá seu desiderato, a promoção do homem do campo e, em decorrência, ter-se-á um maior desenvolvimento rural.
Deve-se ter em mente que a unidade de trabalho da Extensão Rural não é, apenas, o produtor rural, mais sua família, em que se envolve o próprio produtor, sua esposa e filhos.
Danille Lima e Danillo
Comments