Fernanda Lima
Wellen Carvalho
Yanna Maria Afonso
A relação do homem com o cogumelo é extremamente antiga e fantástica, afinal os cogumelos têm uma aplicação não só econômica - com a compra e venda - mas também, eram utilizados em rituais Xamânicos e na própria gastronomia antiga e atual. Para os egípcios, por exemplo, os cogumelos eram presentes do deus Osíris, e somente os faraós podiam comer essa iguaria. Para os antigos romanos e gregos também eram sagrados, e para os chineses, o cogumelo era o elixir da vida, por serem terapêuticos.
Muitas pessoas classificam o cogumelo como uma planta, mas será que é mesmo verdade? Pois bem, por não possuírem caule, raízes, sementes e flores e não serem capazes de realizar a fotossíntese, os cogumelos não podem ser classificados como plantas. Na verdade, eles pertencem ao reino fungi, e possuem um metabolismo mais próximo aos animais, do que dos vegetais, no que se refere a reprodução.
Além disso, vale ressaltar que todo cogumelo é um fungo, mas nem todo fungo é um cogumelo. Existem milhares de espécies de cogumelos, porém apenas cerca de 15 são comestíveis. De acordo com Jóice Franck, existem vários tipos de macrofungos saprofíticos comestíveis da mata atlântica catarinenses, que apesar da devastação para comercialização, ainda existem diversas espécies de cogumelos presentes na região.
Fonte: Acervo de fotos Casa do Cogumelo
Embora seja pouco consumido em algumas regiões do Brasil, você sabia que os cogumelos apresentam diversos benefícios à saúde devido ao seu valor nutricional proteico?
Sim, é verdade! Vamos conferir?
Os cogumelos são aliados de uma alimentação balanceada e tendem a melhorar a saúde como um todo. Ricos em diversos nutrientes, entre eles temos: Vitamina D e fósforo - agindo como papel fundamental no nosso sistema imunológico, fortalecendo os ossos, combatendo a diabetes e inflamações diversas; Ácido Fólico - associado a benefícios ao sistema cardiovascular; Vitamina B3 - auxiliando no combate ao colesterol (LDL); Vitamina B12 - prevenindo a anemia, assim como também, o zinco, as fibras e os aminoácidos considerados como essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Outro ponto a ser destacado, é acerca de uma das substâncias presentes no cogumelo, às beta-glucanas, especialmente a Lentinana. Quando utilizadas de forma contínua, essas substâncias são de suma importância no tratamento de combate ao câncer, visto que, possuem efeito inibitório no crescimento tumoral, onde o provável mecanismo de ação no sistema imune, envolve a ativação e a expansão clonal de células T. (Mizuno 1998: Kuo et al. 2002 Fortes et al. 2006).
Contudo, mesmo com um universo tão vasto de benefícios, faz-se necessário destacar que o cogumelo pode trazer malefícios se utilizado em dosagem inadequada ou se porventura o usuário possuir algum tipo de alergia, podendo causar até uma intoxicação.
Fonte: Acervo de fotos Casa do Cogumelo
Como vocês já sabem os cogumelos são ótimos para a saúde humana e trazem benefícios que só eles têm, além, é claro, de ter um sabor insubstituível, então, que tal aprender como cultivar um cogumelo em sua casa?
Se tiver interesse, fique atento, aqui vão algumas dicas!
O cogumelo cresce rápido e não ocupa muito espaço, mas precisa de bastante substrato - matéria orgânica - para crescer. Pode ser serragem, folhas secas, palha… É um fungo, então o processo de cultivo dele é diferente das plantas. Então vamos à lista de materiais necessários para realizar o cultivo em casa.
Você vai precisar de um recipiente com tampa com volume a partir de 20 litros e de material maleável para fazer furinhos ao seu redor, um escorredor, uma escumadeira, uma panela grande, um termômetro, lenços desinfetantes (ou algo que possa servir para esterilizar) e de pelo menos dois grandes sacos de lixo. E é óbvio, não esqueça das sementes do cogumelo escolhido.
Limpe as mãos, prepare o seu substrato, deixe-o em pedacinhos pequenos. Insira os picadinhos na panela cheia de água, e leve ao fogo por duas horas na temperatura média de 70ºC - esse é o tempo fundamental para que outros fungos não se aproximem). Após realizar a pasteurização, vamos utilizar a escumadeira para pegar os substratos da panela e colocar no escorredor por alguns minutos. Feito isso, já com sacos de lixo esterilizados, transfira os substratos do escorredor para cima do saco esticado e cubra com o outro.
Para finalizar o cultivo, já com o recipiente - que contém tampa - furado, coloque o substrato já frio e as sementes dentro do balde. O legal é que faça uma camada de cada, até preencher o balde. Depois, pode tampar e deixar em um ambiente que seja úmido e livre de luz.
Após duas ou três semanas a colonização vai estar pronta, e o tempo da cultura vai de 90 a 160 dias, para assim poder realizar a colheita. É importante que a temperatura esteja estável, e de uma colheita para outra dar um intervalo de duas semanas.
Geralmente, o substrato dura em média 05 semanas. Existem diferentes modos e estratégias para realizar o cultivo do seu cogumelo. Agora é só aproveitar e se deliciar com sua colheita!
REFERÊNCIAS:
Hypeness. Redação. Como cultivar cogumelos comestíveis em casa; um passo a passo. Disponível em: <https://www.hypeness.com.br/2020/08/como-cultivar-cogumelos-comestiveis-em-casa-um-passo-a-passo>. Acesso em: 28 abril 2021;
FRANCK, Jóice Antunes et al. Macrofungos saprofíticos comestíveis da mata atlântica catarinense e aspectos relacionados à produção comercial de cogumelos. 2019.
QUORA. Por que somente os faraós podiam comer cogumelos no Egito antigo? Disponível em: <https://pt.quora.com/Por-que-somente-os-fara%C3%B3s-podiam-comer-cogumelos-no-Egito-antigo>. Acesso em: 28 abril 2021;
UOL. Notícias. Ciência ainda não é capaz de distinguir cogumelo comestível de venenoso. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2018/01/15/cogumelos.htm>. Acesso em: 28 abril 2021;
OLIVEIRA Andréa . Conheça os benefícios do cogumelo para a saúde. Disponível em: <https://www.cpt.com.br/cursos-gastronomia/artigos/conheca-os-beneficios-do-cogumelo-para-a-saude>. Acesso em: 28 de Abril 2021.
VALADARES Fabiana. Efeitos dos fungos agaricus sylvaticus em pacientes com câncer de mama. 2010.
FURLAN Regina. Valor nutricional de cogumelos comestíveis. 2004.
Quanta informação bacana! Muito interessante conhecer sobre esse fungo de forma tão didática.
👏👏
Que texto necessário!!! em tempos de fakenews ter informação de qualidade e com a confiança que a Feira tem é muito importante! até pq alimentação é Saúde, e saúde é o que mais queremos!! Obrigado às autoras!!