Troca de Saberes na Agroecologia!
- feiraagroecologica5
- 1 de dez. de 2019
- 2 min de leitura
Para falarmos sobre esse tema podemos usar a expressão “ecologia de saberes” que nada mais é que o diálogo entre vários saberes considerados úteis para o avanço de lutas sociais. Dessa forma, a troca de saberes é um processo coletivo de produção de conhecimentos onde todos tem que escutar e falar. A agroecologia, por sua vez, é, basicamente, uma forma de agricultura que envolve conhecimentos tradicionais e também
científicos.
Dito isso, surge uma pergunta,” a troca de saberes dá resultado na agroecologia?” a
resposta é sim! Nas localidades onde são feitos encontros para a troca de conhecimento entre agricultores e a universidade, na Zona da Mata de Minas Gerais por exemplo, consegue-se observar impactos sociais, econômicos e ambientais positivos, vejamos alguns: a maior interação entre os agricultores tem incentivado a adoção de ações conjuntas para a solução de problemas comuns; a condução de projetos relacionados mais diretamente às necessidades dos agricultores , implicando em uma maior participação e envolvimento nos encontros; a adoção por parte dos agricultores de técnicas de manejo apresentadas durante as visitações tem ampliado a biodiversidade, conservado o solo e permitido uma melhoria na qualidade dos serviços.

Além disso, os encontros têm contato com a participação de um grande número de mulheres e jovens. Esse fato tem possibilitado avanços nas discussões de gênero e enriquecido as experiências observadas com plantas medicinais, culinária local, artesanato e outros. A presença de jovens motiva as discussões envolvendo a valorização da vida na roça e
a diminuição do êxodo rural. Observa-se também, um avanço das discussões sobre comercialização, tema que é desafio em algumas regiões. A troca de saberes revela uma variedade de estratégias de comercialização adaptadas às diversas realidades. A ampliação da diversidade da produção, por exemplo, é uma conquista dessa troca de saberes na agroecologia.
Em decorrência de iniciativas como essa, evidencia-se o aumento do protagonismo de diversos atores sociais outrora esquecidos no sistema de economia e de vida vigente, a exemplo das mulheres agricultoras e de jovens que permanecem ou retornam ao seu local de origem.
Lucas Silva dos anjos e Suelen P. Moura Rodrigues
Comments